Turkeyholidays!
Image default
Project Cars Project Cars #361

Fiat Palio 1.8R Turbo: a reconstrução do motor do PC #361

Fala, galera Flatouter! Beleza? Quanto tempo! Desculpem a demora para escrever o novo post, mas várias coisas me atrasaram, entre elas a falta de peças, falta de dinheiro e falta de vontade também. Não me entendam mal, mas depois do que ocorreu eu entrei em uma “depressão automotiva” forte! Sem mais enrolação, vamos ao ocorrido!

Era domingo, friozinho, levantei cedo para pegar o Palim e ir até um encontro que rolava no Pacaembú. Estávamos nós três (eu, minha esposa e o Palim) a caminho do evento, parei no farol, carro estável, esposa sonolenta e eu com fome, tudo dentro da normalidade. Farol abriu, acelerei com a tranqüilidade que estampava aquele domingo, quando passo a segunda marcha ouço um estouro alto no escape e o carro desliga na mesma hora.

Encosto o bixo na calçada já esperando abrir o capô e ver um pistão para fora, mas não encontro nada disso, bem pelo contrário, tudo parecia em seu devido lugar. Tento dar a partida mas sem sucesso, mexo aqui e ali, mas nada. Não teve outro jeito, ligo para o guincho (já com a cabeça fervendo de raiva) e levo a jabiraca para casa.

foto1

Chegando em casa, desço ele do guincho, encosto no canto da garagem e não quero mais conversa, como se o deixasse de castigo. Minha cabeça só pensava uma coisa: “coloco fogo nele ou apenas desmonto tudo e vendo?” Alguns dias depois, com a cabeça fria, começo a pensar na causa do problema. Novamente parado em frente ao cofre, com pose de pensador, me atrevo a colocar a mão dentro da capa onde fica a correia dentada e a “FDP” sai inteira na minha mão.

Foto2

Sim, havia estourado a correia, ou seja, ao menos pistão e válvulas precisam ser trocados. Se você leu meu último post, sabe que estava precisando de uma nova pressurização e intercooler, fora algumas coisinhas que me incomodavam. Sendo assim, prometi para mim mesmo que o carro só sairia da garagem para a oficina quando eu estivesse com todas as peças e condição financeira boa para tal.

E assim foram seis meses acumulando poeira na garagem de casa. Os itens que trocariam eram: coletor de escapamento (colocar a turbina para cima), intercooler, pressurização, comando de válvulas (colocar um para turbo), trocar a turbina de mono para pulsativa (pelo que pesquisei melhora um pouco no fluxo), refazer linhas de água, combustível e óleo (trocar as mangueiras de água originais por canos de aluminio e linhas de óleo e combustível em aeroquipe), resolver a folga que tinha nos cilindros (eliminar aquele tec tec tec horrível) e algumas outras coisinhas.

Uma das primeira coisas que comprei foi o comando de válvulas para turbo. Conversei com algumas pessoas, dei uma pesquisada e como trazer um da gringa estava fora de questão, resolvi apostar no comando da Carlini. Liguei lá e depois de uma boa conversa adquiri o comando GM1R, segundo eles, pouco mais bravo que o original e mais voltado para rua. Infelizmente tive grande canseira para receber o produto, não respeitaram o prazo que haviam prometido, mas ao menos veio bem embalado e parece ser de ótima qualidade, mas vamos ver a hora que ligar o Palim.

Outra coisa que comprei foi um dosador de combustível novo, assim consigo fazer toda a linha de combustível em aeroquipe. Eu já havia feito em aeroquipe desde o tanque até a entrada da flauta, mas ali deixamos o plug original para que não precisasse trocar a flauta, o que mais tarde ocasionou na perda de 1 tanque de combustível inteiro e quase que pega fogo no carro, o plug de plástico cedeu, começou a vazar e como era minha esposa que dirigia no momento, não pôde fazer nada.

foto7

Dosador esférico (não é da Aeromotive, é paralelo mesmo)

Nesse meio tempo que o carro estava parado, chamei meu grande amigo Paulo Caluta para me ajudar a tirar a turbina, pois estava fumando e como ainda estava na garantia (rodei 300 km, nem isso), precisava enviar ela de volta para a Beepturbo, onde havia comprado. Depois de alguns dias, recebi o laudo de que o miolo dela havia sido comprometido por impurezas no óleo. Até tentei argumentar, mas tive que pagar mais 400 estalecas para receber uma nova. Já que esse era o caso, resolvi já pegar com caixa quente pulsativa.

Já que estava com tempo, “bora” jogar uma tinta ali.

Passaram-se 6 meses de garagem e o palim estava pronto para renascer, como eu estava aguardando vaga na oficina, decidi fazer o coletor de escapamento antes de abrir o motor. Subi o manco no guincho e bora para a 4D Garage. Fizemos um coletor tubular jogando a turbina para cima e já que estava lá, aproveitei para downpipe, reservatório de água em alumínio, reservatório de óleo do respiro do motor e cano inferior de água em alumínio também.

Coletor com turbina para cima / cano d’água em alumínio / downpipe / reservatório de água em alumínio

Foto12

Depois de tudo pronto, sobe no guincho de novo e bora (finalmente) para a R2 Motorsport desmontar o motor. A ideia inicial era encamisar o bloco e manter pistão (IAPEL 81mm) e biela para economizar um pouco, sendo assim, fui atrás de camisas de cilindro forjadas.

Foto17

Ao desmontar o motor eu já esperava a noticia de pistão furado e válvula torta, mas para nossa surpresa não aconteceu nada disso. Os pistões são côncavos, sendo assim as válvulas não bateram nele. Sobre a correia, suspeitávamos que a bomba d’àgua havia travado, mas ela estava girando mais que beyblade nova, assim só nos resta acreditar que algo bateu na correia e a fez quebrar. Tiramos o bloco fora e mandamos para retífica.

Foto18

Uns 3 dias depois me vem a notícia de que 2 cilindros estavam totalmente ovalizados e que 2 pistões iriam direto para o lixo. Segundo a retífica, colocando as camisas no bloco só iria mascarar o problema, que mesmo assim teríamos que trocar o bloco mais para frente. Resumindo, precisava de um bloco e pistões forjados novos. Até cogitei a ideia de comprar um outro motor usado para reutilizar o bloco, mas como já estava fazendo tudo do zero, resolvi comprar um bloco 0km na GM, assim diminuiria consideravelmente meus problemas futuros.

Foto19

Resolvido o bloco, comecei a procurar os pistões forjados, tarefa bem difícil por aqui. Minha ideia era continuar com os IAPEL, mas não encontrei nenhuma loja que os tinham na medida 80.5mm (original, pois como o bloco era 0km, não faz sentido eu abrir e colocar 81mm). Depois de uma grande canseira, só achei um jogo IASA com essa medida.

Foto20

Perfeito, usaria os pinos e travas do IAPEL, certo? Errado!! Não servem. Ai começou outra novela atrás dos pinos e travas para IASA 80.5mm. Duas semanas depois achei o site Evolution que dispunha dos pinos e travas certos. Ai foi só encomendar e esperar chegar.

Foto21

Novelas superadas, bora começar a montar tudo!

Refizemos toda a linha de retorno de óleo da turbina em aeroquipe rosqueável.

Retorno da turbina e solda da rosca no carter.

Foto26

Achamos o cano d’água feito em alumínio que fica atrás do motor.

Foto27

Novas conexões do filtro de óleo.

FOTO28

Montagem da nova flauta e dosador.

Como troquei o bloco, comprei prisioneiros do cabeçote próprios para o meu motor, eliminando o problema dos prisioneiros improvisados.

Foto29

Prisioneiros para motor GM F1

Bom galera, por hora é isso, ainda faltam alguns detalhes a serem montados no cofre e depois o palim vai voltar para a 4D para fazer a pressurização e intercooler. Depois disso, só acertar e ver quantos “pocotós” virão. Sinceramente não sei muito o que esperar dessa nova configuração, porque têm muitas variáveis, mas o objetivo é que venha mais confiável e durável. Até o próximo post, fiquem com a fotinha do cofre quase finalizado.

FOTO30

Abraço!

Por Paulo Henrique, Project Cars #361

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #373: de volta às pistas com meu Renault Clio 1.6 16v

Leonardo Contesini

Project Cars #58: motor, câmbio e embreagem do meu Mazda 626 convertido para tração traseira

Leonardo Contesini

Project Cars #209: a história do Putz!, o carro que nasceu em uma varanda

Leonardo Contesini
У нашей фирмы авторитетный блог с информацией про www.maxformer.com.
www.progressive.ua

www.biceps-ua.com/zhirozhigateli.html